June 12, 2008

My Baby Drives a Buick

Essa é a última cena de "Os Sopranos" (4:50). Quando vi pela primeira vez, gostei bastante, mas achei que era um final em aberto e tal.

Este post me convenceu de que Tony é assassinado e que o fade to black é visto pelos olhos dele. É bem comprido, e escrito por uma dessas pessoas que por algum motivo sabem que o plural de "sin" é "sins", mas acha que o de "camera" é "camera's". Um nerd iletrado mas convincente. Já tinha lido outras pessoas argumentando a mesma coisa, mas essa é a explicação mais meticulosa.

Para quem não tem paciência de ler tudo: a cena toda basicamente consiste no Tony Soprano sentado na cabine de um diner esperando pela família. Ele olha para a máquina de tocar música e, depois, o menu. Cinco vezes, a câmera está apontada para ele olhando pra baixo, ele ouve a sineta da porta de entrada e levanta a cabeça pra ver quem está entrando, e daí corta para a pessoa que está entrando como se fosse vista por ele. Digo, não cinco, quatro vezes; porque da quinta ele está olhando pra baixo, ouve a sineta, levanta a cabeça para ver quem está entrando e daí a música é interrompida - corta para um fundo negro, durante dez segundos, até que os créditos entrem.

Fiz uma ilustraçãozinha disso pra ver se fica mais convincente. Por ordem de entrada: uma mulher, um cara de boné, Carmela, um cara usando um casaco Members Only (o assassino, doravante chamado Members Only Guy ou MOG) junto com A.J., e Meadow (que entra na hora do tiro e não é vista entrando, só um pouco antes de entrar.)

sopranos.jpg

O ponto todo é que fomos preparados a esperar que depois de Tony ouvir a sineta e erguer a cabeça, a imagem seguinte vai ser vista pelos olhos dele. Na quinta vez, no momento em que deveríamos estar vendo o que ele está vendo, só há um fundo negro. E a música é interrompida. O fato de que alguém sendo baleado poderia não ouvir o tiro é mencionado várias vezes ao longo da série.

E fiz também um desenho do Holsten's, o diner. O assassino, MOG, entra um pouco na frente de AJ, senta num banco perto da entrada, olha pro diner todo, e depois é visto olhando de novo na direção de Tony. Levanta, vai ao banheiro (fazendo força para não fazer contato visual com Tony) e na saída do banheiro, presumivelmente, atira.

Ao contrário do que o autor do post diz, o assassino não vai atirar por trás de Tony, mas pela direita - oh, ok, está bem, pela direita e um pouco por trás. E é verdade que se Meadow já tivesse sentado (no lugar marcado por "?") ela atrapalharia a linha de tiro.

sopranos2.JPG

Depois de ler a explicação e rever a cena, fica evidente que o comportamento do MOG é muito suspeito. Mas quando vi pela primeira vez, sei lá, achei até os escoteiros meio suspeitos. E esqueci de escrever que os dois negros olhando os doces são cheios-de-manha (olha como eles andam).

Se você acha que isso é prestar atenção demais numa série de tevê, bom, você é um bobo. Prestar uma atenção patológica em algumas coisas é a única maneira de se divertir neste mundo.

Posted by Alexandre S. at June 12, 2008 05:39 PM
Comments

O 's que o cara pôs em "camera's" é mais um erro de atenção do que de qualquer outra coisa. Acontece às vezes quando escrevemos mais devagar do que pensamos. Ele certamente estava pensando na palavra seguinte ("Bacala's") lá na frente, e aí saiu "camera's".

Sei porque isso acontece comigo o tempo todo. :)

Posted by: Jules at June 12, 2008 07:02 PM

Jules, eu tinha deixado um comentario falando de outros erros dele mas apaguei porque me achei muito chato. ;>)

Posted by: Alexandre at June 12, 2008 08:27 PM

Alexandre,

Comecei a acompanhar Sopranos por sua "culpa". Todos episódios são maravilhosos e tal, mas você não acha que houve uma quedinha na sexta temporada?

PS: Qual seu episódio favorito? O meu é "Proshai, Livushka". A sacada com o "The Public Enemy" é simplesmente perfeita.

Grande abraço, rapaz.

Posted by: Gabriel Trigueiro at June 12, 2008 09:35 PM

Pena, não conheço a série. Mas achei interessante o modo como os três comem os biscoitos: botam dentro da boca de uma vez. Suponho que seja um modo muito comum de comer biscoitos por lá, porque os três fazem assim, em sequência. A gente espera isso de um cara meio gorducho como o protagonista, mas a mulher magrela e o jovem che guevara também fazem a mesma coisa. A propósito, gostei do cara, Tony. Acho que eu me pareço com ele.

Posted by: FritzGG at June 12, 2008 10:06 PM

"Se você acha que isso é prestar atenção demais numa série de tevê, bom, você é um bobo."

Então, acho que sou um pouco bobo. É que com tanta série, um ano depois de ter terminado Os Sopranos (pelo menos aqui em Portugal) é difícil ainda ficar a remoer sobre o fim.

Eu que gosto de finais ridiculamente normais e explicadinhos, na altura fiquei meio chateado com aquele fim. Passaram os últimos minutos a sugerir o assassinato do Tony, numa cena de suspense em que eu até já estava a engolir em seco e a coçar a perna de tanta ansiedade, depois chega ao fim e fica ali algo que nem se sabe bem o que é. É quase um enigma para ser decifrado pelo Tintin.

Foi um coito interrompido, quase como uma cena-cliché quando um rebelde depois de algumas tentativas consegue finalmente deflorar a sua namorada adolescente no quarto dela, e de repente entra o pai dela no quarto. Ou se calhar não é nada disso, e eu estou a exagerar, arranjando pretexto saloio para falar de algo sexual.

Posted by: Ricardo at June 13, 2008 06:09 AM

Alexandre,

Mad Men também é uma ótima série. Já viu? Tem a assinatura do ex-Sopranos Matthew Weiner. Coisa fina, dude.

Posted by: Gabriel Trigueiro at June 13, 2008 09:47 AM

oh, sopranos era muito bom; eu costumava ver junto com minha mãe, daí depois que acabou nós dois ficamos com crise de abstinência...
eu também achava que era um final em aberto e tal, nas horas vagas às vezes até pensava como eles continuavam a série em alguma dimensão parelela...nah, agora até fiquei meio triste.

Posted by: guilherme m. at June 13, 2008 07:39 PM

Vc tbm tem q desconfiar do rapaz aí. Note:

2.23: ao se sentar, o rapaz olha prà porta da toalete, se certificando.
2.34: logo depois de o MOG olhar de lado pro careca, tem um close no rapaz quase ensaiando um olhar de soslaio no careca; ¿tá olhado o menu? claro q não: tá ecoando o olhar do MOG; os dois estão em sintonia desde q entraram
3.53: qdo o MOG se levanta e o careca dá aquela checadinha, o MOG aparece vindo na direção deles por trás do rapaz; velho truque cinematográfico: o idealizador aparece em primeiro plano enquanto atrás dele, em segundo plano, se realiza o q ele idealizou
3.56: qdo o MOG passa ao lado da mesa, a mão do rapaz acompanha o movimento dele

Posted by: Permafrost at June 13, 2008 11:44 PM

"O fato de que alguém sendo baleado poderia não ouvir o tiro é mencionado várias vezes ao longo da série".

É mesmo? Eles falavam sobre isso?

Posted by: Leonardo at June 14, 2008 02:04 AM

Ah, desde que vi o finale dos Sopranos eu tentei me iludir, dizer que era um final aberto, que ele não está necessariamente morto. Mas agora estoy convencido: realmente, Tony Soprano morreu. O que me deixa triste, confesso.

Posted by: John Santos at June 15, 2008 06:11 AM

Gabriel, pra falar a verdade nunca vi um episodio que achasse ruim ou mesmo so-so. E nao lembro o nome do episodio, mas aquele em que o Pussy foi assassinado, acho. (Sobre "Mad Men" - estou vendo, e gostando, mas 'as vezes essa visao de todo casamento e da vida nos suburbios sendo vazia, e as unicas mulheres mais interessantes sendo as que trabalham fora, me cansa um pouco. Mas tenho que ver mais episodios ainda.)

Fritz, sao onion rings - "oh, excuuuse me!..." - mas fora isso a sua analise esta correta. ;>)

Ricardo, nao sei, talvez por nao ter problemas com finais em aberto de modo geral, nao tive problema quando achei que esse era um. Mas se voce seguir o post que eu linkei, acho dificil deixar de concordar que Tony foi assassinado. Claro, nao e ciencia, e as interpretacoes variam e tal.

Gilherme e John, naaah, ignorem esse post entao. ;>)

Permafrost, sei que o seu cometario foi tongue-in-cheek, mas voltei a ver o video e quase, quase faz sentido. So nao concordo porque de onde o AJ esta sentado nao da pra ver o banheiro - ele esta olhando o casal do lado, methinks. :>)

Abracos, voltem sempre.

Leonardo, indeed they did, varias vezes. O post lincado menciona duas vezes pelo menos.

Posted by: Alexandre at June 16, 2008 11:47 PM

Alexandre,

Concordo plenamente contigo.

1º) Quando escrevi "quedinha" tinha como referência o altíssimo nível das temporadas anteriores. Mas ainda assim a sexta temporada de "Os Sopranos" é maravilhosa, com momentos que beiram a perfeição.

2º) Tenho achado Mad Men do balacobaco. Mas concordo que há um certo ar "American Beauty" na série. E isso é um pouco incômodo sim.

Grande abraço, rapaz.

Posted by: Gabriel Trigueiro at June 17, 2008 01:32 PM

É verdade, Alexandre. Eu não tinha visto o casal ao lado. Mas não foi tongue-in-cheek, não. Nunca vi o seriado, e até ±1 ano atrás, eu achava q era sobre ópera. :•)

Posted by: Permafrost at June 19, 2008 01:31 AM

Toda a ação serve para esconder o fato principal: Tony Soprano engasgou com um onion ring.

Mas também pode ter sido um serial boy scout. Já fui um deles, sei do que somos capazes quando estamos SEMPRE ALERTA!

Posted by: venator at July 3, 2008 11:18 PM
Post a comment









Remember personal info?