July 05, 2006

Lovecraft te odeia

"Transformer les perceptions ordinaires de la vie en une source illimitée de cauchemars, voilà l'audacieux pari de tout écrivain fantastique. Lovecraft y réussit magnifiquement, en apportant à ses descriptions une touche de dégénérescence baveuse qui n'appartient qu'à lui. Nous pouvons quitter en abandonnant ses nouvelles ces crétins mulâtres et semi-amorphes qui les peuplent, ces humanoides [onde diabos está o trema neste teclado?] à la démarche flasque et traînante, à la peau écailleuse et rêche, aux narines plates et dilatées, à la respiration chuintante; ils reviendront tôt ou tard dans nos vies."

("H.P.Lovecraft - Contre le Monde, Contre la Vie", de Michel Houellebecq.)

Li isso no avião voltando para o Brasil, enquanto duas poltronas à frente um gordo extrovertido de sotaque carioca jogava cascas de amendoim no chão. E achei, não sei, apropriado.

Os brasileiros podem não ter pele escamosa, mas usam boné virado pra trás (o único caso de boné virado pra trás que vi em quinze dias de Europa foi um brasileiro no aeroporto). E não há maior sinal de habitante de Innsmouth do que isso.

Você identifica os brasileiros no aeroporto pelo rosto um pouco estúpido. A boca aberta, as narinas dilatadas. O rosto dos brasileiros é um pouco grosseiro, um pouquinho bronco - como um tio simpaticão que só fala de carro. Uma dessas pessoas que fazem churrasco e te dão conselho sobre a sua bateria arriada. Ah, sim, ils reviendront, mais cedo ou mais tarde.

Posted by Alexandre S. at July 5, 2006 03:04 AM
Comments

Como é a palavra? Schtick? Falar mal de brasileiro é o meu schtick? Prometo parar no dia em que um vôo da TAP aconteça sem que um de vocês interrompa o andar da aeromoça portuguesa pra dizer, berrando no ouvido dela, "Gostas de bacalhau, ó pá?".

Cheguei faz pouco e um pouco cansado, mas amanhã quero escrever sobre a viagem e - impulso premente do meu coração mesquinho - agradecer, porque quero mesmo agradecer, palavras gentis de blogueiros gentis. E respondo aos comentários dos posts anteriores. Vou dormir.

E, ah, esse livro de Michel Houellebecq é surpreendentemente bom. Digo surpreendentemente porque tinha má impressão dele, e achava que nenhum bloody frog poderia entender Lovecraft. Ele pode, e entende, e tal.

E afinal, vocês acham que qual seria a opinião de Lovecraft sobre o carnaval da Bahia? Um olhar casual lançado sobre Carlinhos Brown (e Ivete Sangalo, Jesus) e H.P.L. teria um ataque nervoso.

Posted by: Alexandre at July 5, 2006 03:51 AM

Trema é shift + tecla 6 se seu teclado for ABNT 2, e tecla de aspas duplas (ou seja, shift + aspas simples) se for teclado americano (sem acentos).

Já viu isso? http://blogsavvy.net/an-argument-for-getting-rid-of-comments

:)

Posted by: schmuck at July 5, 2006 04:31 AM

Olha, cara: no Portugal eu reconheço brasileiro geralmente pela educação (boa) e pela simpatia (natural), e no caso de mulher brasileira também pelo charme, mesmo as feias (que logo deixam de ser assim começam a falar).
Depois há a alegria, tranquila ou exuberante, como levam a vida. Claro que nem sempre é assim, mas sem excepção não há regra não, valeu?

Posted by: pepe at July 5, 2006 07:12 AM

Olá, com licenca, sim? estava passando por aqui, nao quero interroper a conversa de vocês, mas gostaria de fazer uma pergunta ao sr. Soares Silva. Você nao acha que uma das características mais marcantes dos brasileiros é falar mal de seus compatriotas? Sim, metade dos brasileiros usa o boné pra trás e a outra metade ri dos que usam o boné virado. Ok, talvez uns 70% usem o boné virado, e isso é de fato ridículo, mas teria como negar que nada mais brasileiro do que falar mal de brasileiro? Já vou indo, até logo.

Posted by: Hans Staden at July 5, 2006 08:10 AM

"Você identifica os brasileiros no aeroporto pelo rosto um pouco estúpido."

Eu já pratico este método de identificação faz um tempo. Nunca falhou até agora. O boné para trás é tiro e queda.

Posted by: Claudio at July 5, 2006 09:03 AM

Who cares about identifying brasileiros, when you've got the brasileiras, meu caro Alexandre?

And now for something completely different

Espero que a Gália hoje sucumba aos pés do mundo Portugues falante, como infelizmente, para grande tristeza minha, nao sucumbiu nos quartos.

Um abraco,

Posted by: rolando© at July 5, 2006 10:54 AM

Hey, Alexandre, good to have you back.

Posted by: Marcio S. at July 5, 2006 11:12 AM

Pois é.

Acabei lembrando de umas fotos suas no Flickr.

Posted by: Diego at July 5, 2006 01:12 PM

Quando éramos miúdos, por pura inveja – daquela inveja que cega – a um colega dono de um cão de coleira, trela e pedrigee sem enxertos de cordas nem falhas de pêlo, chegámos a unir-nos idolatrando o rafeiro de um de nós (eu hoje gosto muito de rafeiros, mas na altura não).

Lembrei-me disto da cegueira, ao lê-lo contando que «o único caso de boné virado pra trás que vi em quinze dias de Europa foi um brasileiro no aeroporto».

Posted by: António at July 5, 2006 01:14 PM

A semiótica do boné do semióptico Alex. Vem vindo mais à orópa que você encontra mais frogs entendendo lovecraft. Você se espanta à toa! Parece indio desembarcando na capital do império, ó pá! E aproveito para esclarecer, caro Hans, que dizer mal do seu país é desporto nacional nosso, português! O Alexandre vai ser contratado para seleccionador nacional. A sério, glad to you be back to here, Alex. Hooray.

Posted by: caramelo at July 5, 2006 01:49 PM

Nós logo identificamos os brasileiros por sempre estar falando mal de brasileiros, como se o sujeito não fosse, é claro. Nada mais genuinamente tupiniquim do que essa atitude. Que assunto entediante. Quanto ao rosto, nisso você tem razão identifico brasileiros de longe, ao menos que sejam de providência sulina.

Posted by: Algumas observações at July 5, 2006 02:25 PM

Olha, não concordo com essa coisa de ficar falando mau de brasileiro!!!! Como Jorge Amado já falou, o brasileiro é antes de tudo um forte. Brasileiro nunca desiste mesmo, e luta com muita alegria para melhorar sua vida!!! Essas pessoas que vivem falando mau de brasileiros e do Brasil prestam um desserviço ao país! Imaginem a imagem do Brasil lá fora, como fica...nem todo brasileiro é assim como vc falou, viu? Muitos são competentes e talentosos, inteligentes, mais do que a maioria dos povos da Terra, por quê aqui a gente sabe unir a criatividade e a competência!!! Nem todo mundo trabalha bastante, claro, mas pode ver como todo brasileiro de descendência européia é muito bom no que faz!!!!! aprenda a amar o Brasil, ou mude-se para outro lugar...garanto que não será tão feliz quanto aqui!!!

Posted by: Dorinha at July 5, 2006 03:24 PM

Otima essa Dorinha! Adorei a personagem. Falou pouco e falou mal!!!

Posted by: Anna at July 5, 2006 03:41 PM

Dora disse: "mas pode ver como todo brasileiro de descendência européia é muito bom no que faz!!!!!"

algumas observações disse:"tem razão identifico brasileiros de longe, ao menos que sejam de providência sulina"

Claudio disse:""Você identifica os brasileiros no aeroporto pelo rosto um pouco estúpido."

Eu já pratico este método de identificação faz um tempo. Nunca falhou até agora"

Agora digo eu: aí tem 3 comentários onde se exprime asinamente, sem pudor (quiçá sem consciência), o mais abjecto racismo e que é o certificado de menoridade social mais completo.

Ô gente, se enxerga!

Posted by: pepe at July 5, 2006 03:53 PM

O lance do boné é verdadeiro. Nutro, sempre nutri, uma desconfiança figadal de homens que usam boné. Sobretudo com a aba virada para trás.

Posted by: Bruno Ribeiro at July 5, 2006 04:27 PM

Pepe, meu jovem, nacionalidade NÃO É RAÇA! E caso você não saiba, esta terra aqui é feita de loirinhos, japinhas, etc. e não apenas de Carlinhos Brown e Timbalada!

Posted by: Claudio at July 5, 2006 04:48 PM

"Otima essa Dorinha! Adorei a personagem. Falou pouco e falou mal!!!"

Imagina então a moça de boné pra trás. Coisa linda.

Posted by: Diego at July 5, 2006 05:06 PM

É sim, Claudio... todo brasileiro é meio do Olodum, se não de cara, com certeza de espírito.

Posted by: Alessandra at July 5, 2006 05:07 PM

Que barrigada de riso, meu deus! O seu Bruno nutre, e sempre nutriu, qualquer coisa! Assim, você vai engordar demais!

Posted by: caramelo at July 5, 2006 05:10 PM

Olá, Alexandre,

Gostei muito quando li no post anterior: “(...) saio de viagem - apenas para me chocar com pequenos vestígios de brasilidade nas ruas de Lisboa e onde mais quer que eu vá.”

Escrevi recentemente uma tese em que provo que os brasileiros são as baratas do mundo. Por favor, não estou falando mal do povo brasileiro, trata-se de um estudo científico. Sinceramente, não gosto quando vilipendiam o sofrido e bom de bola povo brasileiro.

Abraço

P.S. Eu não sou brasileiro, pois já li Proust. Quem já leu Proust é mais ou menos europeu.

Posted by: Carlos at July 5, 2006 07:46 PM

Conclusões a tirar daqui:

Tom Jobim e Vinicius de Moraes são suecos.
Jorge Aragão é Islandês.
Fernanda Montenegro é austríaca.
Machado de Assis é belga.
Elis Regina é checa.
Marília Gabriela é alemã.
Olavo Bilac é holandês.

Jô Soares é Norte-Americano.
Paulo Coelho e Ronaldinho são Portugueses.

Posted by: Filigraana at July 5, 2006 11:52 PM

O comentário do Diego foi o melhor. De Longe.

Posted by: José at July 6, 2006 12:49 AM

(mandei isso pra Bravo!, mas como sei que não vão publicar para não queimar seu filme... fica aqui também)

O peladão na quadra de tênis

Nem iria enviar este e-mail, afinal fazê-lo é a comprovação do êxito do único objetivo buscado pelo senhor Alexandre Soares Silva ao escrever seus textos: chamar atenção. Mas, não pude resistir.
Cada vez que tenho a infelicidade de encontrar um texto deste sujeito tenho a mesma sensação de estar diante de um tipo igual aqueles doentes que invadem pelados quadras de tênis ou daqueles seres que se aglomeram atrás de qualquer filmagem de televisão tentando dar "tchau" pra mamãe... Nem concordo ou discordo do que escreve, pois é tão patente que o faz apenas para atrair o máximo de atenção possível que até dá para duvidar se ele mesmo acredita nas "opiniões" que emite. Dá a nítida impressão que se alguém lhe informasse que se elogiando um homem que matou a família inteira com um canivete provocaria uma altíssima taxa de visitação em seu blog, no dia seguinte lá se encontraria um texto dele cantando em prosa e verso loas ao assassino. E, se soubesse depois que pedir pena de morte ao mesmo indivíduo também chamaria atenção, lá viria ele com outro texto sobre o mesmo assunto exigindo cadeira elétrica... Famoso caso típico de "melancia no pescoço" tão comum em nossos tempos, apenas se utiliza de palavras ao invés de usar a bunda.
Quanta carência! Quanta revolta postiça! Quanta vontade de chamar olhares pra si... Tão adolescente... Mas, isso é problema dele e de seu analista. Escrevo tal e-mail para mostrar meu estranhamento com o fato de uma revista, que penso ser séria, abrir espaço para este tipo de coisa.

Posted by: Kleber at July 6, 2006 01:45 AM

Dava um conto fantástico: a pessoa lia uma estória e depois assistia â vida imitar a arte à sua frente. Espero que tenha gostado de passear por cá.

Posted by: Mariana at July 6, 2006 04:00 AM

Adorei a sua entrevista na rádio Antena 1 ao Francisco Jose Viegas (um português que adora e conhece bem o Brasil e que tentou, sem sucesso, que você dissesse bem de algumas coisas do Brasil). A forma como você diz as maiores barbaridades (com muita piada) e sem se rir é brilhante. Ganhou um fã português. O povo mais inteligente é aquele que se sabe rir de si próprio; e que sabe reconhecer as suas fraquezas (e as suas forças, se existirem...). Para avaliar um povo provavelmente não há nada melhor que ver como se comporta quando está descontraído e fora do seu meio...

Posted by: Jose Bernardes at July 6, 2006 06:30 AM

“O povo mais inteligente é aquele que se sabe rir de si próprio“? Hehehe e que tal este elogio envenenado, Alexandre? Bom, mas tenho aprendido um pouco por aqui: dos brasileiros que olham para qualquer aeromoça portuguesa e pensam em bacalhau e de outros que olham para outro brasileiro e pensam em boné com pala ao contrário. Eu nunca vi nenhuma aeromoça comendo bacalhau, nem nenhum brasileiro usando boné ao contrário. Tenho de começar a frequentar mais aeroportos. E dizer barbaridades sem se rir é coisa que os brasileiros herdaram dos irmãos portugas, Bernardes, com mais ou menos piada. A gente um dia faz o mea culpa nas margens do Ipiranga, tá? Ah, ainda se os brasileiros tivessem sido colonizados pelos holandeses e se tornado um imenso Suriname… (sempre quis começar uma frase por “Ah..”, isto e aquilo). E depois há as mocinhas que adorariam desfilar em Ascot com chapéu de plumas e nunca desfilariam no sambódromo com o mesmo chapéu. Como dizia o saudoso Vasco Santana, chapéus há muitos, seu palerma.

Posted by: caramelo at July 6, 2006 08:14 AM

Kleber, tu tens um humor finissimo. Ja' começa pelo titulo do teu texto: "O peladao na quadra de tênis". Hahaha.(Anda assistindo muito Tom Cavalcante, hein?) E "melancia no pescoço", de onde tu tiraste esta imagem insolita, menino? Gostei do teu tom irônico revoltadinho. E tenho certeza que teu diagnostico "Quanta carência! Quanta revolta postiça!"(quelle finesse!) vai doer fundo no Alexandre Soares Silva.
Beijinhos a todos

Posted by: Anna at July 6, 2006 08:38 AM

Jorge Aragão? Marília Gabriela?

C.Q.D.!

Posted by: Claudio at July 6, 2006 09:51 AM

Alguém aí embaixo falou na Bravo. Tem texto do Lorde ASS na edição desse mês.

Posted by: Tiago A at July 6, 2006 11:10 AM

falo mal de brasileiro porque vivo no brasil, se vivesse na frança falaria dos franceses, ora.

Posted by: bruno at July 6, 2006 11:35 AM

ah, pra jogar um pouco de luz aqui, cito o apedeuta:

"A mistura de brancos, negros e índios produziu, SEM MODÉSTIA À PARTE, uma parcela de seres humanos mais alegres e mais bonitos do planeta Terra".

Posted by: bruno at July 6, 2006 11:49 AM

Filigraana: os outros eu não sei, mas Machado de Assis é inglês.

Posted by: Burke at July 6, 2006 12:06 PM

Burke, você tem toda razão: Machado é inglês. O povo belga é muito prosaico.
E a Europa, para alguns, é uma espécie de Eldorado. Nao é bem por ai': aqui ninguém discute Proust, ou Waugh nos cafés. E sim futebol.

Posted by: Alberto at July 6, 2006 12:59 PM

Ó Alexandre, é mesmo verdade que você disse ao Francisco José Viegas, numa entrevista na rádio, que quem não gosta da música do Chico Buarque tem um grave defeito de carácter? Eu achei hilarious!

Posted by: caramelo at July 6, 2006 02:36 PM

Como dizia alguém, acho que do Brasil... "Não se pode elogiar!".
Eu disse bem de um brasileiro, sem segundas intenções. As opiniões do Alexandre são dele e pronto.

Quem desejar ouvir a entrevista-conversa de Alexandre Soares Silva com FJ Viegas na rádio pode copiar esse link para o browser:
mms://195.245.176.20/rtpfiles/audio/wavrss/at1/117562-0606290733.wma

Se não der automaticamente pode ir a www.rtp.pt - multimedia - podcast e escolher no género - Literatura.

Posted by: Jose Bernardes at July 6, 2006 02:43 PM

Primeira vez que entro aqui pra ler os comentários, talvez movido pela preguiça de sair da frente do pc, sei lá. Mas ao menos me diverti bastante... XD
Engraçado quem fala que não tem nada mais brasileiro do que falar mal de brasileiro, já que todos sabem que isso não é esporte exclusivo de brasileiro, mas sim praticado pelo mundo todo. É de se pensar em começar um campeonato mundial ou algo assim...
Ah sim, não pode faltar a puxação de saco: Alexandre, não sou blogueiro e quase nunca tenho saco pra ler blogs, mas sempre entro aqui pra ver o que você escreveu, e sempre adoro...\o/
Fim...

Posted by: guilherme at July 6, 2006 03:34 PM

Que texto bobo. Era o sono?

Posted by: crônica at July 6, 2006 06:01 PM

Que texto bobo. Era o sono?

Posted by: crônica at July 6, 2006 06:03 PM

Bobo? Eu? Meu texto? Como assim? Estou chocado! (peruca rodopia na cabeça)

Na verdade ainda estou com sono, me dêem só uns dias que eu paro de dormir.

José Bernardes, obrigado pelo link - vou ver se posto depois aqui. E Guilherme, ao se dizer não-blogueiro você automaticamente virou a pessoa de maior status aqui. Abraço! Abraços a todos, voltem sempre.

Posted by: Alexandre S. at July 6, 2006 06:25 PM

Há muitos clichés sobre todos os povos do mundo. O cliché provém da cegueira inculta e de uma análise apatetada de um povo: todos os portugueses têm bigode, todos os brasileiros usam chinelo-no-pé, todos os americanos são Spielberg, todos os franceses são cultos (esta é por causa de ontem), todos os ingleses têm um jardim e a sua avó é parecida com a Agatha Christie, todos os alemães são organizados, todos os russos bebem vodka, etc, etc.

A verdade é esta: há muitos alemães com bigode e portugueses organizados com jardim; tal como nunca conheci nenhum francês de jeito (hehe) e já falei com brasileiros que não vão à praia e ingleses de chinelo-no-pé.

O cliché está nas últimas. O mundo vai deixar de ter piada em breve.

Posted by: Rómulo (Portugal) at July 6, 2006 07:44 PM

bom terem disponibilizado o link....
terminei de ouvir com a impressão de que o alexandre escreve melhor do que fala. mas gostei de qualquer maneira.

Posted by: bruno at July 6, 2006 08:51 PM

"Abraço! Abraços a todos, voltem sempre."
Parece a Castafiore, ó Alexandre! Vá, acorda. Você é um dos personagens mais kinky da blogosfera e faz muita falta aqui. Um dia, ainda vai ser tema de escola de samba ;)
Bernardes, elogiar é bom, é claro, e receber elogio melhor ainda. Mas o Alex anda se queixando nas entrevistas que não lhe atiram tomates. O Chico Buarque anda zangadíssimo com ele e deprimido, mas como é um sujeito tímido...

Posted by: caramelo at July 7, 2006 07:33 AM

Oh Alexandre!, então não há maus blogs portugueses?! Pelamordedeus, que distração. Para a próxima vou mesmo lá atirar tomates.

E os blogs brasileiros também não são todos maus, consigo pensar num ou noutro bonzinho.

Bem, mas eu não só sou de esquerda como gosto de Chico Buarque e de Ruben Fonseca. Suponho que isto já nem é falha no carácter, é falta absoluta do dito...

Posted by: Inês Meneses at July 7, 2006 07:55 AM

Ai é, Inês, ai é? Pois eu consigo gostar do Chico, do Ruben e…trrrrr… de Samba. Eu ganhei. Sou campeão do mundo de falta de carácter. Alguém me quer desafiar?

Posted by: caramelo at July 7, 2006 08:36 AM

Muito boa a entrevista, meu bom homem ^^

Posted by: Elton at July 7, 2006 10:09 AM

Aí tá fácil, caramelo: gosto de Chico, de Rubem, de samba e votei no Lula.

Posted by: Diego at July 7, 2006 11:45 AM

"Uma dessas pessoas que fazem churrasco e te dão conselho sobre sua bateria arriada"

Síntese genial. Mas achei o programa de rádio um pouco blasé demais, talvez porque o portuga tenha perguntando mais sobre o que você não gosta do que sobre o que gosta

Posted by: F. Arranhaponte at July 7, 2006 11:58 AM

Ah é! Votou no Lula, Diego? Ah é? Jogo baixo! Como é que vai provar tanta falta de carácter? Eu tenho meus sinais exteriores de falta de carácter: toco pandeiro, tenho vestida uma camiseta verde e amarela e ando sempre dizendo “cabrocha” e “jegue” pra todo o mundo. Quero ver alguém me vencer agora !

Posted by: caramelo at July 7, 2006 12:13 PM

Ah, Arranhaponte, mas o Alexandre falou do que gosta. Sobre música brasileira, o que gosta? Ah, eu sei lá, Villa Lobos, talvez, quem sabe. Ah, falando sério, um cavalheiro nunca fala demasiado sobre si. Ah, agora me vou embora fazer um churrasco. Ah, que calor infernal.

Posted by: caramelo at July 7, 2006 12:36 PM

E tem mais! Gosto tanto de brasileiros que se o Alex me aparece à frente, dou-lhe um beijo na boca! Sou o Mike Tyson da falta absoluta de carácter!
Pronto, vou-me mesmo embora que isto não é vida. tata. Viva o Brasil!

Posted by: caramelo at July 7, 2006 12:54 PM

Epígrafe: O caramelo está com desvio de personalidade. Ele está extremamente confuso em expressar o que sente sobre o ASS. Porfim, acho o caramelo um cara inseguro em demasia.
Gostei muito da entrevista do ASS para o Viegas, da Rádio portuguesa. Eu nunca enxerguei muito humor no ASS. Acredito que é mais sério do que cômico.

Vanessa, Je t'aime. Tu vivre a moi.

Caiocito.

Posted by: Caiocito at July 7, 2006 03:57 PM

De onde você tirou que dizem "cabrocha" no Brasil, Caramelo?

Posted by: Júlio Ribeiro at July 7, 2006 04:48 PM

Tirei do Google, Ribeiro. E o ASS não gosta nada que digam essas coisas. Você acha caiocito?

Posted by: caramelo at July 7, 2006 05:24 PM

Na entrevista, o ASS está muito parecido com o Diogo Mainardi. E isso é um elogio. Parabéns!

Posted by: David at July 7, 2006 07:09 PM

Excelente a entrevista! Há vida inteligente neste país.

Posted by: Paul Snord at July 7, 2006 07:59 PM

Concordo. Brasileiro é tão estúpido que tira sarro até de hoax… Dá-lhes Dorinha!

(O pior de todos é o brasileiro mais-ou-menos-europeu, aquele que tem o bonezinho incrustrado na alma. Não adianta dar tapão que o bonezinho não cai…)

Sê benvindo! A New England lovecraftiana, mesmo, fica no Acre.

Posted by: ratapulgo at July 8, 2006 08:46 AM

Pois então o Google está errado, Caramelo! Em 37 anos de Brasil nunca ouvi cabrocha!! Aliás perguntei por aí e todo mundo acha que isso aí é de português de Portugal.

Posted by: Júlio Ribeiro at July 8, 2006 05:00 PM

Você precisa de um curso de oratória. Urgentemente.

Posted by: José at July 8, 2006 07:40 PM

Legal a entrevista. Tou começando a acreditar que o Alexandre realmente tem as opiniões que escreve. Mas não fique convencido!

Só irritou um pouco o entrevistador que falava baixo/rápido demais em alguns momentos.

Como sou infeliz por ser "bloguista" e ainda assim não fazer parte da "blogosfera" de caras engraçados que escrevem bem...

Posted by: André at July 9, 2006 12:32 AM

mas gostei do programa, do entrevistador.. há alguma coisa semelhante na rádio brasileira?

o rapaz estava bem a par de 'assuntos brasileiros'. duvido que seria a mesma coisa com um portuga entrevistado no brasil..

Posted by: bruno at July 9, 2006 01:30 AM

Soares, dá uma pisadela no meu blog, vê o que é tu acha, e, se for o honroso caso, pisa na fulô.
www.tiagorocha.blogspot.com
Inté.

Posted by: Tiago Rocha at July 9, 2006 12:51 PM

Arrogante S., suas análises continuam bacanas, mas fazendo o favor, não confunde carioca com brasileiro. Só carioca usa boné pra trás (e o Brad Pitt, com o filho no colo, eu vi) e se arrisca a falar muito mal qualquer idioma, do inglês ou espanhol. Francês seria demaixxxx pra eles. Well well, uf uf, seja mais decente com seus conterrâneos paulistas, porfa. abraço.
e faça a sua análise da copa, valendo um miojo a la zagallu .

Posted by: Shock Buarco at July 9, 2006 10:42 PM

O José tá certíssimo. O ASS é ótimo na palavra escrita, mas na falada é péssimo. Hesitante, guaguejando, repetitivo. O assunto é rico, mas a forma que colocou na entrevista foi sofrível.

Posted by: Reinaldo at July 9, 2006 11:05 PM

"Em toda a história do Brasil, só TRÊS escritores prestam. Mas todos os meus DEZ amigos são ótimos!"

"A literatura brasileira é ruim por dois motivos: porque só fala de brasilidades e TAMBÉM porque é uma cópia da cópia. O Guimarães Rosa devia ter escrito só sobre suas viagens pela Europa!"

E nos intervalos, tocaram bossa-nova e tropicália. E o programa também foi transmitido para a África.

Para que ser inteligível se você se divirte mais sendo incoerente, não é?

Posted by: Sórs Xeuva at July 9, 2006 11:50 PM

O Alexandre ainda está em jet lag. Dispois vem: blimey, quanta honra, quanta honra, ah, sei lá, muito obrigado pela atenção, eu nem mereço, ah, que sei eu, obrigado a todos, muito obrigado, abraços. The one and only wunderstyle.
Ouvi dizer que o Alexandre vai ser representado no cinema pelo Miguel Falabella, numa tragicomédia: Um wunder boy que de repente acorda perdido no sertão, com um livro do lovecraft numa mão, e, na outra, um radinho de pilhas que só apanha samba e forró, rodeado de cabrochas, jegues e índios gordos.

Posted by: caramelo at July 10, 2006 06:33 AM

Ouvi a entrevista. Boas músicas.

Posted by: Nando Gross at July 10, 2006 01:57 PM

HAhahah "boas músicas" é cruel!

Posted by: ratapulgo at July 10, 2006 05:58 PM

E essa vírgula aí? Não é só "Queda dum grande homem"?

Posted by: x at July 11, 2006 01:15 AM

Não, x, eu quis a vírgula.

Posted by: Alexandre at July 11, 2006 01:49 AM

Ah, tá.

Posted by: x at July 11, 2006 10:39 AM

Engraçadíssima é a hierarquia à la ASS dos únicos escritores brasileiros q prestam:

Machado de Assis > Monteiro Lobato > Paulo Francis > Diogo Mainardi

Seguindo a mesma gradação de estatura relativa, teríamos, na música:
Richard Wagner > Maurice Ravel > Dolores Duran > Odair José

na física:
Albert Einstein > Richard Feynman > César Lattes > prof Zezinho do Objetivo

na pintura:
Michelangelo > Claude Monet > Romero Britto > o primo Cacau

na filosofia:
Immanuel Kant > Francis Bacon > Marilena Chauí > meu Papai

Posted by: Sórs Xeuva at July 11, 2006 06:38 PM

Gostei da sua entrevista na Antena1 com o Viegas (já leu alguma coisa dele?). Gagueja como quem gostaria de dizer muito mais. De facto, o Brasil é pequeno pra você.
Achei estranho não gostar do Chico Buarque (da escrita ainda vá, mas da música?). Acho genial. E Sérgio Godinho (outro que nos vai passar ao lado)?
Nunca tinha ouvido falar em você. Mas, também, sou daqueles que lêm muito pouco (ou nada).
Mas fiquei curioso em vir espreitar o seu blog. E depois de uma bela leitura de trabalho, queimando as pestanas, para saber qual o melhor sistema de recepção de e-mails (POP ou IMAP) blá blá, ouvindo sua entrevista, resolvi vir espreitar.

Gosto da sua arrogância fingida.. É mesmo de quem gosta muito da família e dos bichinhos.

Que acha dos ignorantes, como eu, que gastam o pouco tempo que têm (eventualmente para ler) a trabalhar ainda mais? Um género de missão qualquer para ajudar o mundo a mudar.

Gosta de Lobo Antunes? Tem umas descrições de arrepiar. Parece que se sente o vento dele..

Um abraço (admito que tenho uma raivinha da raivinha que os brasileiros têm dos tugas)

Estou com sono. Como aguenta dormir tão pouco? Sai-me muito mal, não? nunca tinha escrito nestes sítios.

ps: por favor, não me pergunte qual o melhor: POP ou IMAP..

Posted by: rdc at July 12, 2006 10:56 PM

Oh pá, a voz do Alexandre não é assim tão má. Ele é só um pouco monocórdico, mas também é a única forma civilizada de se falar sobre coisas que se odeia.

Posted by: Filigraana at July 13, 2006 12:53 PM

A voz do ASS é a cara do Diogo Mainardi. Ponha o som do primeiro na imagem do segundo e dá um casadinho perfeito. É de se perguntar se vieram os dois do mesmo saco ou se ambos caíram no mesmo poço.

Posted by: Sórs Xeuva at July 13, 2006 01:18 PM

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.

Vinicius de Moraes


O seu país,assim como o mundo tem coisas lindas...
"
...O maior solitário é o que tem medo de amar..."

Posted by: Ricardo de Magalhães at July 13, 2006 04:04 PM

Qián Zhōngshū é abraço. Talvez você goste de outro sinólogo, o van Gulick. Ele escreveu trocentos romances policiais, usando estruturas chinesas tradicionais. Pois é, lá já tinha romance policial também. Deus, olha essa caixa de comentário. Agora vou me esconder debaixo da cama, envergonhado. Tchau. ^^

Posted by: p. at July 13, 2006 04:42 PM

Yaw, van Gulick eu conheço. Não consigo deixar de amar um juiz-detetive que ocasionalmente tortura os suspeitos. Desenhos pretty good too. Bom ver você por aqui. Mas sim, olhe a caixa de comentários.

Posted by: Alexandre at July 13, 2006 05:21 PM

Alexandre, posta pra gente a lista dos livros que você levou pra Lisboa...

Posted by: Marcio at July 13, 2006 10:26 PM

Lord ASS, matricule-se urgentemente no curos do Reinaldo Polito "Como falar em público". Caso contrário, contente-se em só escrever. Seu texto é ótimo, mas sua comunicação oral tem sérios problemas. Ninguém é perfeito. Abraço.

Posted by: Secretária at July 14, 2006 03:13 PM

gostei da entrevista do alexandre na rdp antena 1 com o j.viegas. finalmente um brasileiro anti-brasil e inteligente; já começava a pensar q era a única (o q me deixava absolutanemnete orgulhosa nos últimos 23 anos). estarei na casa fernando pessoa, no próximo dia 22, para lhe atirar (fazendo pontaria pra sua cabeça) com uma banana amarela, um papagaio verde e uma bola azul com estrelinhas brancas... depois no final da sua palestra, se vc tiver sido convincente, pode ser eu lhe cuspa e quem sabe lhe diga "epá, queres vir tomar um copo ali ó dragão de alfama?".

Posted by: kbettencourt at July 15, 2006 12:51 PM

Caro Alexandre,
o post do dia 13 foi deportado para o Copy e Paste.
grato!

Posted by: ratapulgo xerocador at July 15, 2006 09:25 PM

mas creio que o correto é guatemalteco mesmo.

Posted by: ratapulgo xerocador at July 15, 2006 09:27 PM

Sempre que leio Lovecraft imagino-o doente, passando um lencinho na cara abatida, se espremendo para atravessar uma rua cheia de imigrantes barulhentos e suados, pensando “why, Lord, why?...”.

Posted by: basilisco at July 16, 2006 07:03 PM

Alexandre, acabo de ler seu ensaio para a revista BRAVO!. A-DO-REI!! Morri de tesão lendo suas palavras. Além de um texto maravilhoso, você descreveu exatamente como me sinto em relação à produção artística tupiniquim. Agora sei que não estou sozinha nessa... P.S.: Adorei em especial o comentário sobre Caeteno e Tarantino! Bjs

Posted by: Elke at July 17, 2006 03:15 AM

...Mas para não correr o risco de ser chamado de preconceituoso, só faltou vc mencionar, além do riacho doce, sapoti, buriti, pupunha e etc (conheço pupunha como ninguém!), o maldito banquinho & violão, corpo dourado a caminho do mar, coisa mais linda mais cheia de graça e temas afins que tanto me embrulham o estômago. Salve Tarantino, Tom Waits, Cláudio Assis e seu delicioso painel de cores Amarelo Manga!

Meu príncipe, minha fera
Renunciei a tudo, a todos
prá te acompanhar noite afora
nutrindo-se do sofrimento alheio
alimentando-se da dor do que chora
rindo do temor do desconhecido
que corações de tolos assola

Bjs! Sua nova fã.

Posted by: Elke at July 17, 2006 12:30 PM

Heard your interview. I was taken aback at your comment on the breasts of native Brazilian women. That was really uncalled for. It showed in a nutshell the sort of shallow emptiness that lurks behind every thing you say.

Posted by: Jack Straw at July 20, 2006 08:47 PM

Lost in translation (Jack Straw`s comment):

Senti sua conversação. Foram feitos exames contínuos de seu comentário sobre os peitos das mulheres brasileiras. Isto não foi requido. Realmente, mostra na casca o tipo de vazio pouco profundo que ameaça, na parte traseira, cada coisa que diz.

Posted by: Sofia Coppola at July 20, 2006 09:42 PM

Alexandre, quando puder, veja o fógum, sim? =)

Posted by: Elton at July 21, 2006 01:55 AM

Não sei o motivo pelo qual esse senhor
se ocupa de escrever sobre um país
tão insignificante.

Saramago deve ter lhe subido à cabeça.

Paulo,
Brasil.

Posted by: Paulo at July 21, 2006 09:18 PM

Vc ainda não sabe, mas vc é um anjo salvador

...E esse ranger tão sombrio
das correntes que arrasto
por escuro porão frio
onde agora me desfaço

Como um fantasma
a tua procura
Condenada pelo amor
Apodreço em carne crua
e mesmo morta,
Morro de dor.

Posted by: Elke at July 26, 2006 03:07 PM

Ô Alexandre, desculpa a intimidade (e desculpa falar "desculpa a intimidade" e esse "Ô" de brasileiro intrometido impertinente), mas esse pessoal do wunderblogs tá folgado hein?!? Estão trabalhando menos que funcionário público francês em época de passeata pelos carros queimados! Pelo visto só você sua a camisa por aqui... Será que eles estão com medo que a Marilena Chaui crie um Conselho Nacional dos Blogueiros e proíba aqueles que não cumprirem as 42,3 funções básicas do bloguismo? Acho que todos vocês seriam eliminados de primeira: são de direita, ridicularizam o PT, a esquerda, filósofas da USP, plágios das filósofas da USP, debates de filósofas plagiárias da USP sobre seus livros plagiados, silêncios sobre atrocidades criminais políticas de filósofas da USP plagiárias em debates sobre seus livros plagiados.... Todos vãi ir pro paredão da Fenaj, que inclui: escutar o Jorge Mautner cantar até o bis e fazer metáforas, nietszchianas, o Hermeto Paschoal (ver post do Reinaldo Azevedo) tocando chaleira enferrujada com sons de mantras budistas em homenagem a paz no Sudão, terão que assinar abaixo-assinados patrocinados pelo Chico Buarque em apoio ao Muamar Kadaffi pra presidente da ONU, terão vista pra alguma das obras do Oscar Niemeyer, ler um poema dos Irmãos Campos antes de dormir, e de café da manhã discutir o Robbes-Grillet e a filosofia do Merleau-Ponty através de debate com a Tia Chaui, no almoço virá o ombudsman da Folha pra sabatinar vocês, a comida será preparada pelo Chef Mercadante - acho que tá bom, hein?

Posted by: Vicente Azambuja at July 26, 2006 08:19 PM

Caro Alexandre Soares Silva
Lí a sua resenha na revista Bravo e não pude sustentar calada minha opinião. Tom Jobim é uma matéria de música erudita no Canadá e em alguns paises da Europa; Walter Salles não levou seu Oscar, mas óbvias honrarias e o reconhecimento de diretores renomados, como Woody Allen; e Fernando Meirelles tem também óbvio reconhecimento norte americano, respeitado por Cronnemberg entre outros. O fato de que o país toma atitudes culturais por vezes provincianas é evidente, rodeando sempre os mesmos temas, justamente como na Itália que, com seus excelentes filmes, perpetua a alusão saudosista, as paisagens costeiras do mezzogiorno e a música romântica; como a Espanha com os seus ruidosos e acalorados diálogos cinematográficos, e por aí vai. O senhor ainda disse que abordamos a violência de forma demasiado nua, diferentemente dos E.U.A. Talvez não seja isso pelo fato de que vivemos uma realidade obviamente diferente, e que eles não tem PCCs e companhia? e que quando eles tem de ir à guerra enviam hispanoamericanos( alguns brasileiros), árabes naturalizados e todos aqueles que representam os países subdesenvolvidos da terra. Se o senhor ainda discorda eu sugiro que arranje logo um greencard, pois parece bem que não está satisfeito com o nosso país. Talvez esta seja a solução dos teus problemas.

Posted by: Rodrigo de Novaes at July 31, 2006 10:33 PM

AUTHOR: Vilyambu
EMAIL: Vilyamhe@DarkSites.com
IP: 213.216.199.52
URL:
DATE: 08/26/2007 02:23:03 AM

Posted by: Vilyambu at August 26, 2007 02:23 AM

AUTHOR: Vilyamxu
EMAIL: Vilyamtd@DarkSites.com
IP: 196.35.158.180
URL:
DATE: 10/01/2007 02:49:14 PM

Posted by: Vilyamxu at October 1, 2007 02:49 PM
Post a comment









Remember personal info?