outubro 12, 2005

O DESARMAMENTO E OS CATÓLICOS

Na missa de domingo antes da bênção final, uma pessoa leu uma nota da CNBB recomendando ao povo que vote “SIM” no referendo do desarmamento. Desta vez, os bispos que costumam citar a Constituição para justificar seus pensamentos, citam o Evangelho quando Jesus diz a Pedro “ponha a espada na bainha” e com base nisto sugerem que o povo brasileiro abra a mão do direito de possuir uma arma, esquecendo-se que Pedro tinha uma espada e que Jesus não disse “jogue a espada fora”. Eu sabia que a CNBB sugeriria o SIM, assim como outrora sugeriu que se votasse no Lula. Aliás, todo mundo que tem feito campanha pelo SIM, fez campanha para o Lula. Alguma coisa isto significa. Não é a primeira vez que a CNBB se comporta como uma ONG de esquerda, que Deus tenha pena da alma desses bispos comunistas. Agora, vamos ao que interessa, vamos ao que diz o Catecismo da Igreja Católica, não a CNBB, mas a verdadeira Igreja. Quando o assunto é arma, o Catecismo da Igreja condena o “super armamento”, isto é, aquelas nações que deixam de atender seus pobres para gastar com armas e reafirma que a acumulação de armas não traz a paz. Porém, na parte que fala do 4º Mandamento (honrar pai e mãe), o catecismo no § 2243 fala do “dever do cidadão”, afinal a pátria é a mãe de seus cidadãos e prevê que o cidadão pode recorrer legitimamente às armas em caso de violações certas, graves e prolongadas dos direitos fundamentais; Depois de ter esgotado todos os outros recursos; Sem provocar desordens piores; Que haja uma esperança fundada de êxito; E se for impossível prever razoavelmente soluções melhores. Na parte que fala da produção e comércio de armas, o Catecismo diz no seu §2316 que “as autoridades públicas têm o direito e o dever de regulamentá-los [a produção e o comércio de armas]”. Então, pergunto, se o próprio Catecismo explicita condições para o cidadão recorrer às armas e fala também que as autoridades têm o dever de regulamentar seu uso (não o direito de proibir), como a CNBB pode impor essa visão que impede definitivamente que um cristão se defenda caso as condições acima se dêem? É muito importante pensar no passo que estamos dando. Primeiramente nos tiram o direito de ter armas, em seguida tirarão outras armas. Que Deus ajude o Brasil e que a CNBB, sei lá, assim em um arroubo, talvez alguém lá dentro apareça com a idéia excêntrica de que bispos deveriam evangelizar e que falar merda é papel de políticos de esquerda.

Posted by César Miranda at outubro 12, 2005 12:34 PM
Comments

CNBB, quer diser: Comissão nacional para burlar brasileiros.
Um bom final de semana.

Posted by: planetagel at outubro 28, 2005 10:13 PM

Você estava certo e eu bem errada. Ainda bem. Como é bom estar errado certas vezes. Um abraço.

Posted by: Adelice at outubro 23, 2005 07:34 PM

Como um bom cristão que sou, não desgrudo do meu "metal 9mm oxidado". Já ouvi em algum lugar: "Bandido bom é bandido morto e enterrado de cabeça pra baixo pra não correr o risco de brotar". Nem preciso revelar o meu voto né?
Um abraço

Posted by: Chico Sena at outubro 17, 2005 02:46 PM

Ou, como disse João Paulo II
"Quem mata são os homens, não suas espadas ou seus mísseis."

Posted by: Luís Guilherme at outubro 17, 2005 12:58 PM

Querido,

Copiei e colei um trecho, tá? Mas dei créditos e link.
Beijo
NG

Posted by: Nariz Gelado at outubro 15, 2005 04:43 PM

Cesar, muito bom!
Fico sempre impressionada com a estupidez brasileira, mas torco para que a velha maxima "quem tem c tem medo" prevaleca. Brasileiro devia ter medo de bandido sim. Devia ter cachorro e, no minimo, um trinta e oito sempre a mao (na bainha).

Posted by: Politicamente incorreta at outubro 14, 2005 06:12 PM

"talvez alguém lá dentro apareça com a idéia excêntrica de que bispos deveriam evangelizar e que falar merda é papel de políticos de esquerda".

Isso que podemos chamar de um gran finale...

Não é de hoje que a CNB do B presta grandes desserviços à nação...

Posted by: Eliot at outubro 14, 2005 03:12 PM

Onde eu encontro esse catecismo?

N. do E.:Boa pergunta, Márcio. O meu eu comprei na Livraria Cultura. Mas há na rede gratuitamente, aqui, por exemplo http://catecismo.catequista.net/. Vou adicionar o link no texto.

Posted by: Marcio Gama at outubro 13, 2005 08:25 PM

"(...) esquecendo-se que Pedro tinha uma espada e que Jesus não disse “jogue a espada fora”.

Que maravilha, César.

N. do E.: NG, uma coisa a acrescentar, que em meu texto deixei só subtendido é que alguns bispos geralmente usam a Constituição para argumentar, só usam as palavras de Cristo quando lhes convém e mesmo assim pela metade e no contexto mais empulhador possível.

Posted by: Nariz Gelado at outubro 13, 2005 09:37 AM

Oi César,
Hoje eu vi na televisão o Bispo de Aparecida na missa de comemoração à Padroeira falando a mesma coisa. Fiquei tão triste. Desliguei a TV. Eu perdi todas as esperanças de que o NÃO passe, com esta lavagem cerebral em cadeia nos cristãos.

N. do E.:Adelice, nessas horas convém lembrar que o brasileiro é um católico bem vira-lata. Ainda acho que o NÃO vai passar e de lavada

Posted by: Adelice at outubro 12, 2005 04:35 PM

"Dizem que o Governo, depois de proibir ao cidadão comum usar armas, vai proibir ao Exército possuir armas de uso exclusivo dos traficantes."

Millôr

Posted by: Vinicius at outubro 12, 2005 01:03 PM
Post a comment









Remember personal info?